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Chevrolet Onix Sedan: como ele será posicionado diante dos rivais


Terceira geração do sedã chega no último trimestre com motor turbo e novos itens de segurança. Veja como ele se porta frente aos rivais

Por Rodrigo Ribeiro

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26 jun 2019, 19h34 – Publicado em 26 jun 2019, 08h59

Chevrolet Onix Sedan na China

Chevrolet Onix Sedan na China (Reprodução/Internet)

A Chevrolet do Brasil ainda faz mistério sobre o Onix Sedan, que chega no final do ano para substituir gradualmente as versões mais caras do Prisma e ficar no lugar do Cobalt.

O modelo, porém, já é vendido na China, e como as versões feitas nos diferentes continentes serão idênticas, já é possível comparar a novidade com seus futuros e atuais rivais.

Onix Sedan promove a estreia da plataforma GEM

Onix Sedan promove a estreia da plataforma GEM (Reprodução/Internet)

QUATRO RODAS levantou os principais dados de desempenho, equipamentos e dimensões do Chevrolet e os comparou com os atuais sedãs compactos premium do mercado e também com o novo Hyundai HB20S.

Também comparamos o Onix Sedan com seus irmão de família: Prisma, que passará a ser vendido somente nas versões iniciais, e Cobalt, que deve conviver com o lançamento por um período.

Motores serão 1.0 aspirado e turbo, sempre com três cilindros

Motores serão 1.0 aspirado e turbo, sempre com três cilindros (Reprodução/Internet)

Dimensões

A nova plataforma GEM permitiu ao Onix Sedan ser ainda maior, ganhando entre-eixos e porta-malas para disputar o segmento dos sedãs “esticados”.

O Chevrolet, no entanto, ainda fica atrás nas principais medidas com seus principais rivais, mesmo sendo o mais comprido de todos.

ModeloComprimentoLarguraAlturaEntre-eixosPorta-malas
Onix Sedan4,47 m1,73 m1,47 m2,60 m462 litros
HB20S 20203,97 m1,74 m1,54 m2,55 m475 litros
Virtus4,35 m1,75 m1,47 m2,65 m521 litros
Yaris Sedan4,42 m1,73 m1,49 m2,55 m473 litros
Logan4,35 m1,73 m1,53 m2,63 m510 litros

Dentro de casa a situação melhora, mostrando a evolução da plataforma GEM em relação à atual GSV. O Cobalt, porém, ainda tem maior entre-eixos e manterá o título de maior porta-malas da categoria.

ModeloComprimentoLarguraAlturaEntre-eixosPorta-malas
Onix Sedan4,47 m1,73 m1,47 m2,60 m462 litros
Prisma4,29 m1,70 m1,48 m2,53 m500 litros
Cobalt4,48 m1,73 m1,51 m2,62 m563 litros

Desempenho

O motor turbo será uma das grandes estrelas do Onix Sedan.

O três-cilindros terá somente 1 litro de deslocamento (uma versão 1.2 será usada no novo Tracker) e usa a mesma receita tecnológica da Volkswagen, com injeção direta de combustível, turbocompressor com válvula de alívio elétrica e intercooler ar-água.

Onix Sedan tem visual inspirado em sedãs maiores da GM

Onix Sedan tem visual inspirado em sedãs maiores da GM (Reprodução/Internet)

Os números do modelo chinês (que só usa gasolina, e pura) já estão próximos ao do 1.0 TSI, e devem ganhar alguns cavalos extras com a adaptação para usar gasolina nacional e etanol.

O torque, porém, ainda deve ficar abaixo do EA211 da Volkswagen.

A grande virtude do novo motor do Onix Sedan é o pico de força, que chega 32,5% antes. Se isso for mantido na versão nacional, poderá ser um diferencial em relação ao “torcudo” Virtus TSI.

MotorPotência (gasolina)Torque (gasolina)
GM 1.0 12V125 cv (a 5.800 rpm)18,3 mkgf (a 1.350 rpm)
VW 1.0 12V115 cv (a 5.500 rpm)20,4 mkgf (a 2.000 rpm)
GM 1.4 8V (atual)98 cv (a 6.000 rpm)12,9 mkgf (a 4.800 rpm)

Equipamentos

A estreia dos controles eletrônicos de estabilidade e tração, de longe, é a maior e mais bem-vinda novidade do Onix Sedan no quesito segurança.

Menos onipresente do que deveria, o sistema do Chevrolet também contará com o recurso de assistente de partida em rampa.

Painel do Onix Sedan terá tela flutuante, volante inédito e acabamento simples

Painel do Onix Sedan terá tela flutuante, volante inédito e acabamento simples (Divulgação/Chevrolet)

Outro avanço é a estreia dos airbags laterais, inexistentes em todos os carros de passeio feitos pela GM no Brasil — por aqui, só as nacionais S10 e Trailblazer contam com bolsas infláveis extras.

O Onix Sedan, porém, deve parar por aí. O modelo chinês só tem quatro airbags, número que deve ser mantido no Brasil e se equipara ao Virtus.

Motor 1.0 turbo é da nova família CSS

Motor 1.0 turbo é da nova família CSS (Rodrigo Ribeiro/Quatro Rodas)

Somado aos novos recursos, o aço de ultra-alta resistência poderá garantir a inédita pontuação de cinco estrelas no teste de impacto do Latin NCAP, uma excelente melhoria em um modelo que foi notícia (ruim) ao zerar o crash-test da entidade no passado.

Na comparação com os rivais diretos, a lista de equipamentos de segurança se mostra robusta, embora longe de revolucionária. Confira:

ModeloAirbagsESCIsofix
Onix SedanAté 4Sim. Versões a definir, com assistente de rampaSim
VirtusAté 4Sim. Em todas as versões, com assistente de rampaSim
Yaris SedanAté 7Sim. Nas versões de topo, com assistente de rampaSim
Logan2Terá com o facelift, nas versões de topoTerá com facelift

E o Onix Sedan fabricado no Brasil ainda terá um avanço em relação ao homônimo chinês.

Como QUATRO RODAS antecipou com exclusividade, o Chevrolet nacional terá encosto de cabeça ajustável para os três ocupantes do banco traseiro.

Essa diferença permite, além de um melhor ajuste, uma fixação mais adequada para cadeirinhas com Isofix/Latch, que usam um cinto de ancoragem que passa por baixo do encosto de cabeça.

Seu maior diferencial, porém, estará na presença de internet 4G a bordo, que nenhum rival tem.

Quando ele é inteiriço, a cinta passa por cima e não fica tensionada corretamente. Uma evolução, aliás, que a Volkswagen não teve com o novo Jetta.



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