fbpx

Chevrolet Opala Diplomata o verdadeiro Muscle Car brasileiro!

O Opala Diplomata sempre teve grande aceitação no mercado e ocupou algumas garagens de políticos, celebridades e até se tornou viatura da polícia. Foi produzido com opção de dois tipos de motores: o 4 cilindros  e 6 cilindros.

Na época a “General Motors” montou seu primeiro carro de passeio no Brasil, o Opala.

Foi apresentado ao público pela primeira vez em 1968 e foi produzido até o ano de 1992. A carroceria foi inspirada em um modelo alemão combinado com a potência do estrangeiro americano Impala.

Por outro lado, uma crise no abastecimento levou os motores V6 a extinção e alguns modelos acabaram saindo de linha como o Dodge Dart e Ford Galaxie. exceto o Opala Diplomata.

O Opala Diplomata

A linha Opala passou por grandes reformulações para finalmente se tornar o Diplomata:

  • Lanternas retangulares
  • Faróis de milha
  • Interior com revestimento de vinil
  • Novo volante
  • Reposicionamento da alavanca de freio do estacionamento
  • Rádio
  • Direção hidráulica
  • Ar condicionado
  • Amortecedores pressurizados
  • Molas recalibradas
  • Barra estabilizadora maior

Muitas destas novidades ainda não haviam chegado ao Brasil e estas mudanças que fizeram do Opala Diplomata, um carro de luxo.

A maior novidade do Opala Diplomata foi o câmbio automático que até então ainda não havia chegado ao Brasil. Trata-se do câmbio alemão 4HP22, o mesmo do Jaguar JXS.

Quatro marchas e bloqueio do conversor de torque proporcionavam silêncio em alta velocidade.

Siga o Brasil Sintonizado no Instagram e Facebook

Em 1991 o Diplomata apresentou a tecnologia do freio a disco e o câmbio que antes era de 4 marchas, passou a ter 5, porém, era manual.

As últimas mudanças do Opala Diplomata 1992: 

Em 1991 o Diplomata passou por suas últimas mudanças para deixar de ser produzido em 1992. As últimas unidades da linha especial saíam de fábrica com fita VHS da história doDiplomata, chave banhada a ouro e certificado. Foram produzidas 99 unidades desta linha.

“Jamais altere a estética de um opala por qualquer outro veículo. E vice-versa. É o mesmo que você ter um Corsa e colocar a frente de uma Brasília. Vai destruir o carro.  O Opala assim como o Charger e Maverick são nossos “Muscle Cars” brasileiros.”

Fonte: Carro das Antigas

Confira as imagens na galeria abaixo:

Foto reprodução

1  / 4

Redes sociais:
error

Comentários

error

Não deixe de nos seguir nas redes sociais!