fbpx

Correio Técnico: por que óculos polarizados escurecem a tela multimídia?


Filtro usado em algumas lentes pode atrapalhar a visualização de algumas telas

Por Rodrigo Ribeiro

access_time

31 jul 2019, 07h00

As lentes polarizadas escurecem as telas de alguns sistemas multimídia

As lentes polarizadas escurecem as telas de alguns sistemas multimídia (Arte/Quatro Rodas)

Por que óculos com lentes polarizadas dificultam a visualização de alguns sistemas multimídia e HUD? – Daniel Tomiate, São Paulo (SP)

Porque há uma polarização cruzada entre a lente dos óculos e a da tela do carro, fazendo com que a imagem escureça a ponto de ser quase impossível enxergá-la.

Segundo a fabricante Ray Ban, óculos polarizados bloqueiam os raios de luz orientados na horizontal, como o brilho do sol no asfalto.

O problema é que os Head Up Displays (HUD), diversas telas de LCD de sistemas multimídia e quadro de instrumentos possuem um filtro que polariza a luz na vertical.

“Quando a polarização da lente está na horizontal e a da tela na vertical, a imagem ficará escura, prejudicando a visão perfeita”, explica a empresa.

Monitores de led (sem filtros) não têm esse problema, e algumas montadoras fazem a polarização na diagonal (45°) para evitar isso. Mas, em muitos casos, a única solução é evitar usar óculos polarizados ao dirigir carros equipados com esses acessórios.

Privacidade e legalidade

O antigo sistema Dual View mostrava duas imagens de forma simultânea

O antigo sistema Dual View mostrava duas imagens de forma simultânea (Christian Castanho/Quatro Rodas)

O uso de filtros polarizadores tem se popularizado em películas usadas em celulares e monitores para impedir que curiosos vejam a imagem projetada — com eles, só quem está diretamente à frente do dispositivo consegue ver a tela.

Algumas marcas já usaram esse conceito, mas com outro objetivo. Os antigos sistemas multimídia Dual-View da Jaguar Land Rover usavam um filtro que limitava o ângulo de visão das telas a algo próximo dos 45º para a esquerda e para a direita.

O objetivo era permitir que o motorista visse uma imagem diferente da do passageiro. Isso permitiu à fabricante contornar a lei que proíbe a projeção de imagens com o veículo em movimento, pois vídeos eram mostrados apenas para quem estava do lado direito da tela.

Do lado do motorista era projetado informações do computador de bordo ou GPS, por exemplo.

Tem outras dúvidas? Envie sua pergunta para [email protected]!



Source link

Redes sociais:
error

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error

Não deixe de nos seguir nas redes sociais!