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Flagra: como será o novo Renault Duster nacional por fora e por dentro


Segunda geração do SUV – ou seria uma reestilização profunda? – será lançada no começo de 2020 com motor turbo (e certa dose de atraso)

Por Leonardo Felix

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11 jul 2019, 07h00

Novo Duster passeia quase pelado por Curitiba. Repare que as rodas são inéditas

Novo Duster passeia quase pelado por Curitiba. Repare que as rodas são inéditas (Eduardo Skrock/Quatro Rodas)

A segunda geração do Renault Duster tardou um bocado, mas não falhará em chegar ao Brasil.

Eduardo Skrock, leitor de QUATRO RODAS e morador de Curitiba (PR), região metropolitana onde está localizada a fábrica da marca francesa – o complexo fica em São José dos Pinhais -, flagrou um protótipo rodando quase sem camuflagem pela capital paranaense.

Duster brasileiro terá grade diferente do Dacia Duster europeu

Duster brasileiro terá grade diferente do Dacia Duster europeu (Eduardo Skrock/Quatro Rodas)

As imagens denunciam que o SUV está pronto para ganhar as ruas. E, conforme apurado por QUATRO RODAS junto a fornecedores, o lançamento acontecerá no primeiro semestre de 2020.

Skrock conseguiu fazer fotos de frente, de traseira e também de alguns detalhes internos do modelo.

Assim será a frente do nosso novo Duster

Assim será a frente do nosso novo Duster (Divulgação/Renault)

A dianteira, obviamente, terá uma grade diferente em relação ao novo Dacia Duster europeu, alinhando o visual à atual identidade da Renault. Isso também forçará mudanças nos contornos superiores e vincos do para-choque.

O formato de faróis é igual, embora haja possíveis diferenças nos arranjos internos das luzes halógenas.

Já a traseira será idêntica à do modelo que recebe a insígnia da marca de baixo custo romena, incluindo lanternas com uma pegada “quadradinha” que parecem bastante inspiradas no Jeep Renegade.

A tração 4x4 continuará disponível como opcional no modelo nacional Lanternas têm clara inspiração no Jeep Renegade

Lanternas têm clara inspiração no Jeep Renegade (Divulgação/Renault)

É uma nova geração ou não é?

Esta é a grande discussão que permeará o lançamento do novo Duster. A julgar pelo fato de que o SUV manterá a antiga plataforma B0 e quase não sofrerá alterações de dimensões, a resposta seria não.

Na Europa, o Duster ganhou 0,5 cm de comprimento e 1 cm de altura, perdendo 0,2 cm de largura. A distância entre os eixos, porém, fica estagnada nos mesmos 2,67 metros de outrora.

Por outro lado, há muitas outras atualizações de carroceria: os moldes de praticamente todas as estampas diferem total ou parcialmente. O capô é mais elevado e arredondado.

Esta imagem mostra bem como o capô é mais alto e a coluna A, mais inclinada

Esta imagem mostra bem como o capô é mais alto e a coluna A, mais inclinada (Eduardo Skrock/Quatro Rodas)

A coluna A é mais inclinada, mudança estrutural importante, o que também levou à adoção de um novo desenho para as portas dianteiras.

A linha de cintura passará a ser ascendente e os vincos laterais acompanharão de maneira mais clara os contornos de portas e para-lamas. Até as soleiras são novas.

Aqui podemos ver como o novo Duster terá painel e volante iguais aos do modelo europeu

Aqui podemos ver como o novo Duster terá painel e volante iguais aos do modelo europeu (Eduardo Skrock/Quatro Rodas)

Entretanto, a tampa do porta-malas talvez seja a área que mais recebeu modificações: seus vincos delineiam as lanternas e sua faixa superior é proeminente em relação ao nicho de placa.

Por dentro, painel, volante e guarnições também são inteiramente novos.

Assim (ou quase assim) será o interior do novo Duster brasileiro

Assim (ou quase assim) será o interior do novo Duster brasileiro (Divulgação/Renault)

A motorização receberá outro incremento importante: segundo o site Autos Segredos, o atual motor 2.0 quatro-cilindros naturalmente aspirado de 148 cv será substituído por um 1.3 turbo flex da família TCe, também tetracilindro, porém com injeção direta e potência na casa de 170 cv. Ele virá aliado a câmbio tipo CVT.

Nas versões mais baratas, o Duster manterá o atual 1.6 SCe de 120 cv com etanol, em opções manual ou automática continuamente variável.



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